Comunidade participa da elaboração Agenda Estratégica de Patos de Minas

Postado por Adesp em 29/abr/2016 - Sem Comentários

Um grande sonho de todas as pessoas que se preocupam com a gestão de uma cidade de forma que ela cresça dentro de um planejamento, e não simplesmente aconteça, está prestes a se tornar realidade em Patos de Minas. Muitas cidades têm procurado alternativas para se construir uma Governança, entendida como a capacidade da comunidade de realizar o que foi sonhado e planejado, independentemente de quem esteja sendo responsável por fazer as coisas acontecerem, quer do poder público, da iniciativa privada ou do terceiro setor. Para isso, um importante instrumento é a existência de uma Agenda Estratégica construída pela Comunidade, expressando todos os anseios da população. Nos últimos quatro anos, diversas iniciativas foram feitas neste sentido, tendo algumas sido feitas pela sociedade civil organizada, e outras, e aqui em especial, o Fórum Cidade que Queremos, onde foi dada ampla oportunidade à Comunidade, de se expressar. Todas as contribuições destas últimas iniciativas, e aqui vale ressaltar que foram mais de mil proposições, foram trabalhadas em Temas Estratégicos e, nesta semana, ocorreram as Reuniões que traduziram todas essas propostas, em Diretrizes de Políticas Públicas que compõem a Agenda Estratégica de Patos de Minas.
Os temas estratégicos são: Governança e Gestão Participativa; Educação; Saúde e Bem Estar; Planejamento Urbano, Mobilidade e Urbanismo; Economia Local e Desenvolvimento Econômico; Inovação e Tecnologia; e Meio Ambiente e Sustentabilidade.

As reuniões de sistematização das propostas foram conduzidas pelo Presidente da ADESP, João Batista Nunes Nogueira, que juntamente com as pessoas que voluntariamente se disponibilizaram para elaborar esta Agenda, preocuparam- se com a sua legitimidade. Desde o pensamento inicial dessa construção, a preocupação em receber as contribuições de pessoas que atuam ou pretendem atuar nas áreas públicas e analisá-las de maneira isenta de partidarismos, as contribuições das pessoas da iniciativa privada e lhes retirar as impressões corporativas, e as contribuições das pessoas do terceiro setor e analisá-las retirando-lhes os fundamentalismos ideológicas, foram expostos em princípios pelos quais lutaram a todo instante para serem preservados. João Batista comentou que estes Princípios regeram todos os outros encontros e eventos anteriores e citou que todas as deliberações, contribuições e propostas dessas iniciativas também compuseram esta Agenda Estratégica. Alguns dos eventos referidos foram: Projeto Lider – Liderança para o Desenvolvimento Regional; Passo à Frente; Encontro Regional de Políticas Públicas e Corresponsabilidade Social; Cidades Empreendedoras; Patos 2050; Oficina do Futuro e Fórum de Planejamento Urbano – Cidade que Temos, Cidade Que Queremos.

Além do Fórum ocorrido no ano passado com a participação de 1050 pessoas, a Comunidade também pode expressar seus anseios por meios eletrônicos, tais como o site www.cidadequequeremos.com.br e o facebook. Diversas mídias foram preparadas para incentivar a participação, desde convites eletrônicos, jornal impresso, divulgação espontânea de veículos de comunicação até pelas modernas e dinâmicas redes dos grupos de WhatsApp. “Foi dada a oportunidade aos diversos segmentos de se mobilizarem em torno dos sete temas estratégicos e recebemos propostas valiosas e que correspondem ao anseio da população patense”, acrescentou João Batista.

A Agenda Estratégica apresenta Objetivos Estratégicos Esperados e Diretrizes que deverão resultar em políticas públicas da Administração Municipal, da Iniciativa Privada e do Terceiro Setor e será apresentada à Comunidade de Patos de Minas no dia 05 de maio, às 19:00 horas, no Centro Empresarial “Auzônea Rosa Vieira” -Rua Dores do Indaiá, 17, no 5º Andar. Será um importante momento para que os Partidos Políticos de Patos de Minas que pretendem lançar candidatos ao Executivo e Legislativos nas eleições deste ano possam ter conhecimento de todo o trabalho que expressa os desejos da população Patense, para que possam construir seus Programas de Governo e plataformas de trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Onde estamos?

Patos de Minas - Minas Gerais

Rua Dores do Indaiá, 17 – 5º Andar - Centro

Contato

contato@cidadequequeremos.com.br

34 3823-3991

Redes Sociais
Copyright 2016. Todos os direitos reservados.

Gentileza